Dicas de como reformar sem extrapolar o "budget"

Imagem de Cal David por Pexels

 

Muita gente passa anos ou meses sonhando com uma reforma, mas quando, finalmente, chega a hora de colocá-la em prática, começam os problemas: gastos excessivos, obras que nunca acabam e dores de cabeça diárias.

 

Se você quer evitar essas estressantes situações e fazer com que sua reforma seja seguida à risca, aqui vão algumas sugestões. Confira abaixo as principais dicas de como reformar sem extrapolar o budget e repagine sua casa ou apartamento sem tomar sustos na hora de pagar a conta.

 

1 – Coloque tudo na ponta do lápis ainda antes de começar

 

Imagem de Corinne Kutz por Unsplash

 

Parece até desnecessário dizer isso, mas muita gente se esquece de que o planejamento é uma das principais etapas de uma reforma. Para manter o controle de sua obra é preciso ter tudo na ponta do lápis ainda antes de começar. Verifique o quanto de dinheiro poderá disponibilizar para a reforma, quais cômodos pretende reformar e em qual prazo quer terminar. Se possível, evite agendar a obra para os meses chuvosos, já que dias de clima ruim podem atrapalhar os trabalhos e atrasar a obra, consequentemente aumentar custos. Estabeleça um cronograma para controlar o progresso da reforma e não se perder em uma construção interminável, que gera despesas e nervosismo evitáveis.

 

2 – Pesquise bem materiais de construção e mão de obra

 

Uma etapa importante antes de começar a reforma é definir com um arquiteto, engenheiro ou mestre de obras a quantidade de materiais que serão necessários. Profissionais experientes podem te ajudar a descobrir quantos azulejos serão precisos para sua sonhada piscina ou, por exemplo, quantos blocos por metro quadrado são necessários para erguer uma parede – você também pode conferir como fazer o cálculo aqui. Com o número em mãos, calcule uma pequena quantidade a mais para compensar eventuais materiais que possa se quebrar. Depois, pesquise em diferentes lojas de construção e barganhe por um preço mais barato. Sobre a mão de obra, consulte empresas e profissionais renomados, combine os valores de forma antecipada e tenha tudo por escrito e assinado.

 

3 – Siga os prazos estabelecidos e separe um extra para imprevistos

 

Imagem de NeONBRAND por Unsplash

 

Enquanto a obra estiver em andamento, verifique cada aspecto para garantir que o cronograma inicial seja cumprido. Mesmo as reformas mais bem planejadas sofrem com imprevistos, por isso também é importante ter uma quantia e um tempo a mais reservados para superar esses possíveis obstáculos. Esteja sempre em contato com os profissionais envolvido em sua reforma, buscando conselhos para minimizar os gastos e aumentar a produtividade. Uma obra feita por bons profissionais, com materiais de qualidade e um planejamento bem elaborado e executado tende a fluir melhor do que algo feito às pressas.

 

4 – Reaproveite os materiais usados e evite o desperdício

 

Uma ideia interessante e sustentável para sua obra é procurar também por materiais usados. Atualmente é comum encontrar lojas que trabalham com esse tipo de produto, geralmente vendido a um preço mais em conta do que um novo de fábrica. Confira as condições e o tipo do material, evitando comprar algo que pode não ser útil durante a obra. Se você ficar com produtos sobrando ao final da reforma, procure lojas similares para fazer a revenda, ou pesquise por instituições de caridade para onde o material possa ser doado. Você poderá ajudar o meio-ambiente, a sociedade e ainda poupar seu bolso de gastos indesejados.

 

5 – Fique de olho em suas finanças e no andamento da obra

 

Além de um bom planejamento e de acompanhar as etapas da obra, é importante verificar se os valores estipulados para cada parte do processo estão dentro do estipulado. Também por isso, é recomendável que uma obra seja iniciada apenas quando a verba necessária estiver toda na sua reserva. Desta forma você evitará possíveis interrupções por falta de dinheiro, já que uma obra parada sem previsão de conclusão não é o ideal para ninguém. Siga os passos anteriores, faça os planos e os cálculos antes de começar os trabalhos para ter mais tranquilidade durante a reforma, ficar dentro do orçamento e do prazo estipulados.

 

Considerando os pontos que colocamos, você vai diminuir o estresse e estar mais preparado para quaisquer imprevistos durante a obra. Assim, alcançar o sonho de ter sua moradia da forma como você imaginou. Faça com que sua reforma seja um objetivo determinado, e não um fardo interminável!

 

Artigo fornecido pela agência Mavens, de Londres…

Espero que tenham gostado!!!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *