Decoração de espaços pequenos

Decoração de espaços pequenos

10
Decoração de espaços pequenos

    Hoje venho aqui para ajudar na decoração de espaços pequenos e dar dicas de como aproveitar melhor estes espaços, que hoje em dia, estão cada vez mais comuns principalmente com a grande construção de apartamentos populares.

    Os espaços reduzidos são a realidade de muitas pessoas que hoje adquirem apartamentos, principalmente os populares, mas não somente eles, pois muitos apartamentos de padrão mais alto também possuem unidades com metragens pequenas, o que faz dos ambientes um pouco apertados para tanta coisa que seus moradores precisam ter! Por isso é importante analisar as possibilidades na hora de comprar sua casa!

    Então aqui neste post vocês verão algumas dicas simples mas que podem ajudar bastante a aproveitar os espaços em apartamentos pequenos.

 

 

    1 – A primeira coisa a ser levada em consideração é a cor das paredes. Use sempre cores claras, pois elas dão uma sensação de amplitude. Deixe as cores mais escuras para dar um toque especial em uma única parede pequena ou melhor ainda, deixe as cores para a decoração!

paredes-claras

 

    2 – Uma dica muito boa para dar a sensação de que o ambiente é maior, é usar espelhos. Use espelhos nas paredes ou nos móveis e o ambiente parecerá maior além de dar um charme a mais porque espelho é tudo de bom!

sala-jantar-espelho

espelho-guarda-roupa

cabeceira_espelho

guarda-roupa-espelho

 

    3 – Na sala, use apenas um único sofá, mais largo para 4 ou 5 lugares e de preferência não use mesa de centro, assim você ocupa menos espaço do que um jogo de sofás de 2 e 3 lugares e deixa um espaço mais livre. Na segunda imagem, sem a mesa de centro, haveria mais espaço de circulação.

rack-suspenso

sofá-com-chaise

 

    4 – Na sala de jantar, mesmo que queira mais lugares para quando receber visita, lembre-se que nos dias de visita é fácil dar um “jeitinho” mas que quem estará no aperto no dia a dia será você, então escolha a mesa que melhor se adapta ao seu espaço e tenha pufes ou banquetas deixados em locais estratégicos para que então possa ter mais lugares quando receber alguém em casa. Você pode ter uma mesa de 4 lugares mas ter pufes em baixo de móveis para auxiliar.

 mesa-jantar-pequena

Puff integrado a racks e aparadores (5)

Puff integrado a racks e aparadores (3)

mix68_104-2

 

    5 – Para a decoração das paredes procure usar opções horizontais, por exemplo, se quiser colocar um quadro, opte por um único quadro horizontal estreito na altura e largo no comprimento. Isso estica um pouco a parede. Faça o mesmo caso queira um papel de parede, pode procurar por uma opção listrada aplicada na horizontal. Sua parede parecerá mais larga!

quadro-horizontal

papel-de-parede-horizontal

 

    6 – Nos quartos, coloque a TV na parede apenas com um painel e não coloque nenhum móvel para ela. Caso queira uma prateleira para DVD e o espaço entre a cama e a parede seja muito pequeno, pode optar por colocar uma prateleira acima da TV, acima da altura dos moradores, assim ela não atrapalhará.

painel-para-tv

 

    7 – Ainda nos quartos, utilize guarda-roupas com portas de correr, pois elas não precisam de espaço na frente do guarda-roupa para abrir e ficam mais bonitos!

guarda-roupa-porta-correr

 

    8 – Painéis de TV e de cabeceira até o teto ampliam o pé direito!

cabeceira-até-teto

 

    9 – Na hora de escolher os tapetes, opte pelos grandes, que ocupam boa parte do chão, na sala por exemplo, coloque um na mesma largura do sofá que ocupe todo o espaço entre ele e o rack. No quarto, pode colocar um tapete grande, em baixo da cama, da metade dela para frente passando nas laterais servindo de passadeira para apoio aos pés e também na frente passando um pouco, ou, caso o espaço entre a cama e a parede seja pequeno, que o tapete vá até o final da parede.

tapete-grande

tapete-grande-quarto

 

    10 – Muitos apartamentos já são projetados com essa ideia, mas caso não sejam, integrar a cozinha com a sala tendo como divisão apenas uma bancada é uma ótima solução, pois amplia o espaço, facilita a interação das pessoas nos dois ambientes e fornece mais lugares para refeições.

sala 2 quartos Villaggio (alta resolução) fim

 

    11 – Quer uma mesa de apoio mas não tem onde colocar? Então aposte em móveis que encaixam em outros, como por exemplo, no rack da sala pode haver um móvel solto que pode servir de mesa de centro quando precisar ou então um aparador móvel que fique sobreposto à outro fixo que pode ser puxado para qualquer lugar da casa!

rack-com-pufes aparador-duplo

    12 – Transparência: um item importante. Utilizar o vidro em alguns móveis como na mesa de jantar ou em aparadores por exemplo é uma dica muito boa, pois a transparência faz com que pareça que o móvel não ocupa espaço!

ambientes-integrados

 

    13 – Se sua parede é pequena, opte por uma cortina na parede toda, isso fará com que a parede pareça maior e o pé direito mais alto.

 cortina-parede-inteira

 

    Estas são apenas algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de decorar seu apartamento pequeno de forma que ele fique bem legal e confortável!

 

    O tema deste post foi uma sugestão da Daniela Ferraz para as dicas da terça! Obrigada Dani!!!

    Espero que tenham gostado e até semana que vem!!!!

 
 

Imagens: Cantinho da Bbel, Portal Dicas, Decor Gesso, Decoração e Projetos, Cores da casa, Big Blog Brasil, Reforma barata, Casa e Cia TV, Pufolandia Santa Maria, Campos Decor, Dia de frescura, Realizando um sonho, Bom negócio, Casa Mix, Micasa Decorações, Arte e Design, Casa Abril, Tudo pra Móveis, Imóvel na web

 

 

 

Sobre o autor

Profissional que procura atender aos clientes de forma qualificada e satisfatória garantindo que serão bem atendidos e que serão encontradas as melhores soluções para atender às suas necessidades melhorando sua qualidade de vida e sua auto-estima dentro do espaço em que vive ou trabalha.

Comentários (10):

  1. Oi Jaqueline,

    Muito legal o post! Acompanho frequentemente seu blog, esse foi um dos mais completos. Descobri ele através do Marcos, fizemos pós juntos na PUC.

    Lá em casa estamos “completando” o projeto da sala, e uma dúvida que está na nossa cabeça é: papel de parede ou cores vivas (em pelo menos uma das paredes).

    Apesar da sua dica de manter as cores claras (e o papel de parede seria num tom mais claro mesmo), pensamos em jogar um amarelo mostarda em uma parede em L pra dar uma “modernizada”. Isso faz algum sentido ou estamos viajando completamente? Hehehe.

    Parabéns pelo blog!

    Abs,

    Filipe

    • Olá Filipe!!
      Muito obrigada, que bom que lê frequentemente o blog, fico muito contente com isso!!!
      Quanto à sua dúvida, eu ainda indico a utilização do papel de parede, dá um aspecto mais moderno, mais bacana ao ambiente. Se vocês querem cor, não tem problema, existe uma variedade muito grande de modelos de papel de parede com cores vivas mas que não ficam pesados no ambiente. E se querem o mostarda, procurem por um modelo que tenha essa cor! Vocês não vão se arrepender. Já pintar de mostarda a parede pode se tornar cansativo e vocês podem enjoar fácil!

      Abraços

  2. Adoooro esse blog! é sempre bom dar uma lida pra não esquecer de alguns pontos importantes!

    • Olá Carol
      Muito obrigada!!! Que bom que gosta do blog! Adoro receber este retorno, é muito importante pra mim saber que o que faço ajuda a outras pessoas!

  3. Parabéns Jaqueline, por este trabalho tão lindo e com tamanha qualidade.
    Sempre vejo os pots, mais agora com um olhar ainda mais antenado…
    Estou decorando o meu AP que é bem pequeno, porém com as dicas que encontrei aqui, vai ficar incrível.
    Adorei!

    • Muito obrigada Alina!
      Fico feliz em poder ajudar você a decorar seu apartamento! Espero que fique tudo lindo!

  4. Quanta dica boa, útil e de qualidade!!! Jaqueline, se meu dinheiro desse pagava passagem pra vc vir à Bahia e te pagava para fazer o projeto do meu apê! rs Obrigada pela ajuda viu, Parabéns pelo trabalho.

    • Camila, vou torcer para você ganhar na loteria! rsrsrs
      Brincadeiras à parte, muito obrigada pelos elogios, fico feliz em ajudar mesmo que de forma tão básica e simples!
      Logo logo atualizarei o blog com muito mais dicas… Estou de licença maternidade mas esse mês quero voltar a postar artigos aqui no blog e mês que vem voltar ao trabalho, então aguarde que vem mais matérias por aí!

      Abraços

      Att.
      Jaqueline Ribeiro

  5. Amei todas suas dicas. Moro em apartamento, não acho ele pequeno em comparação aos que estão sendo construídos recentemente. Porém o engenheiro não pensou mto bem…rsrs, teve falhas q nos prejudicam mto na hora de inovar, projetar. Temos q pensar bastante a cada mudança. A dica de espelhos, painel de tv no quarto é excelente, era exatamente o que eu procurava… Muito obrigada.

    • Olá Thayany
      Fico muito feliz em saber que as dicas lhe ajudaram!!! Mais feliz ainda de que o objetivo do blog é alcançado, ajudando as pessoas com dicas simples!
      Abraços

Deixe uma resposta




  • Designer Jaqueline Ribeiro

        Profissional que procura atender aos clientes de forma qualificada e satisfatória garantindo que serão bem atendidos e que serão encontradas as melhores soluções para atender às suas necessidades melhorando sua qualidade de vida e sua auto-estima dentro do espaço em que vive ou trabalha.
       Aqui neste blog é possível encontrar novidades, informações e atualidades do mundo do design. Sejam bem vindos!


    Para saber mais sobre mim, visite o meu Perfil.

  • Subscreva a Newsletter:

    RSS
  • Enquete

    Você contrataria um projeto de interiores ou consultoria online?

    View Results

    Loading ... Loading ...
  • Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro
  • Categorias

  • Blogroll