Dica da semana sobre decoração

Feng Shui na decoração

0
Feng Shui na decoração

Olha eu de novo por aqui!!!!

 

Você sabe o que é o Feng Shui? Não? Não se sinta mal por isso, nem todo mundo conhece esta técnica de decoração!

 

Pois então, eu confesso que não sou a pessoa mais indicada para ensinar sobre a técnica, não estou aqui para isso pois não a domino. Meu objetivo aqui é mostrar que ela existe e através de algumas coisas que li a respeito, mostrar mais ou menos como ela funciona.

Para ser sincera, não sei se pela religião ou como fui criada, não sou uma pessoa que acredita tanto assim nos efeitos do Feng Shui, mas confesso que acho tudo fantástico! Participei de uma palestra sobre Feng Shui nos jardins e isso me inspirou a fazer este post.

Mas então, o que é o Feng Shui?

 

Feng (vento) Shui (água). É uma técnica milenar chinesa que envolve a decisão de onde estabelecer nossa casa e como ajeitar e harmonizar os ambientes. Isso maximiza nosso potencial como receptores de saúde e energia positiva conhecida como “Chi” – força de vida cósmica. Se a energia que recebemos é estagnadora ou insalubre, nos afetará de modo negativo e teremos má sorte, perda de dinheiro, relacionamentos de má qualidade e doenças. Quando corrigimos o fluxo de energia e a tornamos saudável novamente ela nos beneficia.

A prática do Feng Shui é baseada no bom senso, como não construir nossa casa à beira de um penhasco ou como aprendi na palestra que participei, devemos evitar casas muito próximas à torres de energia ou telefonia, pois isso não traz uma energia boa, ou então casas muito abaixo do nível da rua, pois toda a energia, seja boa ou ruim, acaba passando por cima da casa, ou até mesmo casas em curvas muito acentuadas ou de frente para o final de uma rua, onde a tensão sobre uma freada de um carro que tem ali pode entrar na sua casa. Enfim, existem várias coisas que devem ser levadas em consideração somente na escolha do local da casa a se comprar ou construir. E quando se fala da parte interna da casa então…

 

A escolha correta de posicionamento de tudo e a harmonização, organização dos ambientes vão trazer boas energias e quem é que não gosta de boas energias hein?

 

Uma das ferramentas usadas para inserir o Feng Shui na decoração e harmonização dos ambientes de uma casa é o Pa Kwa ou Baguá. Através dele é possível descobrir as principais áreas da casa e suas necessidades.

Se você está construindo, no projeto já é possível distribuir os ambientes de forma que fiquem adequados ao Baguá. Se a casa já está pronta é possível organizar e decorar os ambientes de forma que fiquem mais auspiciosos.

 

feng-shui-bagua

 

O melhor exemplo que achei foi este, só que em inglês, então vou traduzir:

O Baguá é dividido em áreas que representam os pontos cardeais, em ordem conforme o desenho começando pelo Norte, em baixo, na cor cinza, em sentido anti-horário: Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul, Sudeste, Leste, Nordeste.

 

  • O Norte é a carreira, o trabalho;
  • O Noroeste são as viagens, os amigos;
  • O Oeste são as crianças, a criatividade;
  • O Sudoeste é o casamento;
  • O Sul é a fama, o sucesso;
  • O Sudeste é a riqueza, a prosperidade;
  • Leste é a família;
  • O Nordeste é o conhecimento, a sabedoria.

 

E como usar esta ferramenta?

 

Bem, você precisa da planta da casa e colocando o Baguá sobre ela, localizar o Norte, que é carreira, na entrada principal da casa e assim você terá a localização de todos os outros pontos.

Isso quer dizer que você precisa definir os ambientes especificamente para cada finalidade? Não necessariamente! Isso quer dizer que você deve se preocupar com aquele ambiente “pensando” na finalidade, ou seja, se a sua área do casamento cair bem na cozinha, você precisa manter a cozinha limpa e em ordem sempre para que o mesmo aconteça com o casamento, afinal, ali não é um ambiente onde conseguimos colocar tantas coisas específicas ligadas ao matrimônio, mas se a organização, se a limpeza imperarem, com certeza ajudará. E pode usar a cozinha talvez para um momento a dois diferente, quem sabe cozinhar juntos!

Se o ambiente pertinente à finalidade permitir, você pode colocar ali coisas que sejam sobre o assunto, por exemplo, se o setor de viagem cair no escritório, é possível ali colocar um cantinho ou um símbolo que represente as viagens ou planos de viagem da família. Caso não seja possível colocar um símbolo, apenas deixe um espaço bonito no local onde você quer que tudo flua bem.

 

Existem também algumas técnicas para que os ambientes fiquem harmoniosos e tragam boas energias.

Tirei algumas imagens de um livro que tenho sobre o assunto: Feng Shui – Palavra Básica – Uma introdução à antiga arte do Feng Shui de Richard Craze.

Então não ligue se as imagens estiverem um pouco tortinhas, pois tirei fotos das páginas! rsrs

 

Quartos

 

Quarto-Feng-Shui

 

Banheiros

 

Banheiro-Feng-Shui

 

Halls e Corredores

 

Corredor-Feng-Shui

 

Cozinhas

 

Cozinha-Feng-Shui

 

Escadas

 

Escadas-Feng-Shui

 

Escritórios

 

Escritório-Feng-Shui

 

Portas e Janelas

 

Portas-Janelas-Feng-Shui

 

Salas de Estar

 

Sala-Estar-Feng-Shui

 

Salas de Jantar

 

Sala-Jantar-Feng-Shui

 

Estas foram algumas dicas de Feng Shui, mesmo não dominando a técnica, que eu gostaria de passar aqui, afinal, sempre é bom fazer com que as energias boas, as boas vibrações entrem dentro de nossa casa não é mesmo?

E é claro, assim como eu, você pode conhecer um pouco mais dessa técnica tão cheia de detalhes pesquisando mais aqui na internet. Aposto que você vai achar coisas muito boas!
Obrigada de novo pela atenção e até o próximo post!

Beijinhos!!!!!!!!

 

 

 

Sobre o autor

Profissional que procura atender aos clientes de forma qualificada e satisfatória garantindo que serão bem atendidos e que serão encontradas as melhores soluções para atender às suas necessidades melhorando sua qualidade de vida e sua auto-estima dentro do espaço em que vive ou trabalha.

Deixe uma resposta