Sala de jantar – Quais as principais características

Sala de jantar – Quais as principais características

16
Sala de jantar – Quais as principais características

    Depois de falar sobre o uso das cores na decoração  a dica de hoje é sobre salas de jantar, que mobiliário deve ser colocado neste ambiente e como ele deve ser, como decorá-la mesmo que de forma simples.

    Móveis: mesa de jantar com cadeiras estofadas ou não e buffet ou aparador. Não adianta encher este ambiente de móveis, ele deve ficar limpo, amplo e com espaço de circulação, muitas vezes o espaço não permitirá a colocação de um buffet, então não há problema em manter somente a mesa.

    Medidas: primeiramente devemos analisar o espaço disponível, as medidas do ambiente são de extrema importância para determinar o tamanho dos móveis. Deve haver circulação suficiente em volta da mesa para que as pessoas possam passar sem atrapalhar quem está sentado. A medida entre a “mesa” e a parede ou entre ela e um móvel é de no mínimo 90 cm quando se trata da circulação sem passagem para outros ambientes, assim quando houver alguém sentado na cadeira, haverá um espaço de pelo menos 40 cm para passar alguém por trás para chegar até o outro assento. No caso da circulação para outros ambientes deve haver um espaço de no mínimo 90 cm entre a “cadeira” e a parede.

    A opção entre mesas quadradas, retangulares ou redondas e o número de lugares dependerá primeiramente do tamanho do ambiente e destas medidas de circulação e depois da sua preferência. Por isso fique sempre atento às medidas, pois elas vão determinar a beleza de sua sala. Não queira colocar uma mesa para 10 lugares deixando o ambiente apertado, sem circulação e sem conforto para quem o ocupa se você pode optar por uma de 8 lugares e ficar com uma sala de jantar bonita, leve e onde todos os que estarão nela fiquem confortáveis e satisfeitos.

    Decoração: Quando há o buffet ou aparador, na parede acima dele você pode colocar um espelho na mesma largura do móvel para que haja amplitude do ambiente além de ficar muito bonito. Ou então, caso não queira espelho, opte por um quadro bonito para o espaço da parede ficar preenchido. Lembre sempre que o buffet deve ser colocado se houver espaço suficiente, pois ele ocupa mais espaço, em média sua profundidade é de 50cm e um aparador pode ser mais estreito, até com 35cm, por isso verifique qual dos dois sua sala comporta melhor.

Sala de jantar e medidas
Sala de jantar e medidas

    Quando não há espaço para o buffet nem para o aparador pode-se optar por um papel de parede em uma das paredes para decorar o espaço e também ser instalado um espelho ou quadro nela.

    Acima da mesa coloque um lustre ou pendente de iluminação caindo sobre ela, a distância entre o lustre e a mesa deve ficar entre 0,80m a 1,00m. Esta opção dá mais sofisticação ao ambiente do que simplesmente deixar uma iluminação rente ao teto.

    Uma dica que também é muito usada é colocar cadeiras de modelos ou cores diferentes, por exemplo, numa mesa retangular de 10 lugares, se você usou cadeiras estofadas, coloque 8 cadeiras com tecido liso e nas pontas da mesa, coloque as cadeiras com tecido no mesmo tom ou em cor diferente e estampada, ou até mesmo você pode colocar as 8 cadeiras de um modelo e as 2 das pontas em outro. Dá um toque especial na decoração!

    Você pode ver essa dica aplicada na imagem abaixo, que é uma sala de jantar criada pelo arquiteto Nardim Junior para a Casa Cor de Brasília em 2009.

Studio e Varanda do Studio de Nardim Junior - Casa Cor Brasília 2009
Studio e Varanda do Studio de Nardim Junior – Casa Cor Brasília 2009

    Para finalizar e deixar sua sala de jantar mais bonita ainda, em baixo da mesa coloque um tapete, lembrando que o tapete deve ter pelo menos o tamanho da mesa mais a cadeira afastada quando alguém está sentado.

    Pronto, com essas dicas sua sala de jantar ficará bonita e dentro dos padrões de conforto e circulação! Espero que eu tenha ajudado e até a próxima terça-feira com mais dicas!

    Não deixem de acessar a dica da semana passada: O uso das cores na decoração

Sobre o autor

Profissional que procura atender aos clientes de forma qualificada e satisfatória garantindo que serão bem atendidos e que serão encontradas as melhores soluções para atender às suas necessidades melhorando sua qualidade de vida e sua auto-estima dentro do espaço em que vive ou trabalha.

Comentários (16):

  1. Adoreeeeei suas dicas, nao consegui ver seu contato, favor envie para mim.

    Grata,

    Lia Moreira

  2. Boa Tarde Jaque,

    Muito úteis e didáticas suas dicas. Obrigada.
    Gostaria de saber sobre a utilização de um banco linear no lugar de 2 cadeiras laterais. Vi algumas imagens de projetos assim e gostaria de saber se há alguma regra para utilizar bancos na decoração da sala de jantar.
    Obrigada

    • Bom dia Fernanda
      Com excessão de ambientes mais rústicos não recomendo a utilização de bancos pois não são confortáveis e as cadeiras dão maior charme à sala de jantar.

  3. Olá Jaqueline, boa tarde!
    Adorei as suas dicas! Parabéns pelo site e pelo trabalho!
    Gostaria de tirar uma dúvida com você. Estou comprando uma mesa de jantar retangular branca laqueada para 6 lugares, e a fábrica está me oferecendo um modelo cujo tamanho é de 1m70 por 85 cm de largura. Minhas cadeiras têm, aproximadamente 45 cm de largura e o buffet que fica atrás da mesa tem 68 cm de comprimento. A minha dúvida é se seria melhor eu insitir para que fabriquem uma mesa com 1m80 por 90cm ou se devo manter a de 1m70, para que ela possa ficar alinhada com o buffet, que mede 1m68. Desde já, agradeço pela sua atenção e pelas informações prestadas.
    Abraços,
    Lílian.

  4. Oi, Jaqueline,
    Adoro suas dicas, sempre muito úteis.

    Pergunto: Para a sala de jantar, o que está mais na moda: buffet ou aparador?
    Sei da praticidade do buffet, mas quero usar o que for mais atual.

    Abçs.
    Marcele.

    • Bom dia Marcele
      Primeiramente muito obrigada!!!
      Na verdade os dois são muito usados. Existem modelos bem bacanas e modernos de buffet, você pode escolher um que te agrade e atenda ás suas necessidades!

      Abraços

  5. Boa tarde Jaqueline,
    Gostaria de saber se o buffet deve estar alinhado a mesa de jantar ou não?
    Pois pretendo colocar um espelho na parede, da altura do buffet até o teto. O que acha?
    Aguardo seu retorno
    Grata,
    Simone

    • Boa tarde Simone
      Desculpe a demora na resposta, mas é porque eu estava afastada do trabalho por motivos de saúde!

      Sim, o ideal é que o buffet esteja alinhado à mesa de jantar!

  6. Oi Jaque,
    Parabens pelo Site. Esta muito legal!!

    Eu estou fazendo uma mesa de jantar para minha casa. A mesa vai ser quadrada para 8 lugares. Estou em dúvida sobre as dimensões do tampo de vidro. Existem modelos maiores que 1,5 x 1,5 m ?

    Atte,
    Thiago

  7. Minha sala de jantar é bem pequena, no caso ela tem 1,70 de largura x 2,58 comprimento. |Que medida e tipo de mesa você me indicaria? Tem como colocar mesa nesse espaço?
    E se ao inves de mesa fizesse uma bancada de marmore, tipo cozinha americana? o que eu poderia fazer no restante do espaço?

  8. Boa noite, no caso de não ter passagem para outro cômodo, posso considerar o espaço para a cadeira de 50cm e não de 90cm? A minha ideia era usar um banco encostado na parede da cozinha americana, mas li um comentário seu acima dizendo que o ideal seria cadeira mesmo pelo conforto e eu tbm acho mais bonito, mesmo hoje sendo comum o uso de bancos estilo canto alemão. Obrigada!

    • Ana Paula, 50cm é um espaço muito pequeno. O mínimo ideal deveria ser ao menos 70cm, pois temos que considerar, como diz o post, que mesmo que não tenha passagem para outro cômodo, haverá outra pessoa sentada ali também e ela precisa de mobilidade. Se a pessoa ao lado sempre tiver que sair para a outra passar, fica um pouco complicado. Mas para ficar apertadinho, sem essa mobilidade, ainda sim deveria ter pelo menos 60cm!!!

Deixe uma resposta