Revestimentos na decoração de cozinhas

Revestimentos na decoração de cozinhas

0
Revestimentos na decoração de cozinhas

    Você sabia que existem milhares de opções de revestimentos que auxiliam na decoração de cozinhas? São muitas as opções para paredes, pisos e bancadas que podemos utilizar.

    Muitas pessoas ficam presas aos revestimentos tradicionais mas tudo vai muito além disso.

    Quando estamos reformando ou construindo e chega a hora de escolher os revestimentos, muitas dúvidas surgem, sobre o que pode ou não pode, o que fica bonito ou não. Pois aqui neste post vou mostrar que basta um pouco de paciência para escolher os produtos, criatividade e bom gosto para combinar tudo e assim é possível criarmos cozinhas lindas!

    Não vou ficar aqui falando que é possível revestir sua cozinha de forma diferente gastando pouco pois eu estaria mentindo, os revestimentos diferenciados e de qualidade possuem valor agregado, mas claro que é possível gastar um pouco menos colocando apenas alguns detalhes na cozinha que já podem dar um toque todo especial.

    Mas como não podem faltar algumas dicas mais econômicas para aqueles que não podem gastar mas querem mudar suas cozinhas, claro que também vou dar algumas opções aqui neste post, afinal, meu objetivo é ajudar a todos e não somente à um público específico!

 

    Vamos falar agora das opções de revestimentos para as paredes.

 

    Porcelanatos ou azulejos tradicionais.

 

    Uma forma de usarmos as opções tradicionais de azulejos para as paredes de forma diferente é, ao invés de aplicarmos o azulejo na vertical, como tradicionalmente se aplica, pode-se usá-lo na horizontal. Isso vai dar a impressão de alongar a parede para os lados e dá um diferencial ao ambiente.

 

azulejo-vertical-horizontal

 

    Faixas

 

    Não costumamos mais usar tanto as tradicionais faixas dividindo o azulejo, porém, caso mesmo assim esse ainda seja um desejo do cliente, o ideal é usar pastilhas ou as faixas mais modernas existentes no mercado e não aquelas faixas tradicionais com desenhos.

 

faixa-7

faixa-6

faixa-5

faixa-4

faixa-3

faixa-2

faixa-1

 

    Pastilhas

 

    Essa é a opção mais versátil de revestimento existente, com elas podemos criar mil e uma ideias e aplicações. Já falei sobre a aplicação delas em banheiros aqui no blog, e o post completo você pode acessar pelo link a seguir: Pastilhas no banheiro

    Na cozinha especificamente, podemos utilizar como uma faixa do chão ao teto atrás do fogão, na largura do espaço disponível para ele.

 
Pastilhas-fogão
 

    Entre a bancada e os armários superiores

 
Pastilha-entre-armarios-3

Pastilha-entre-armarios-2

Pastilha-entre-armarios-1
 

    Ou então em toda a extensão visível de uma parede

 
Pastilha-parede-toda-2

Pastilha-parede-toda-3
 

    E existem milhares de opções de pastilhas, coloridas, de uma cor só, quadradas, retangulares, de vidro, madeira, metal, espelho, de materiais misturados, enfim, as possibilidades de uso desse tipo de revestimento são inúmeras!

 
PASTILHA-DE-BAMBU-ECO10PASTILHA-DE-MÁRMORE-ASC072

PASTILHA-DE-VIDRO-E-MÁRMORE-AF2200METALIK-PRATA

CRISTAL-GLASS-ESPELHO-CG42CRISTAL-GLASS-MIX-AH8
 

    Ladrilhos hidráulicos

 

    Uma opção que está super em alta são os ladrilhos, coloridos ou não eles têm feito o maior sucesso na hora de revestir, e nas cozinhas eles não ficam de fora. São peças com diversos desenhos que misturados na parede formam uma combinação incrível. Podem ser aplicados sob as mesmas circunstâncias das pastilhas e dão um toque todo especial nas cozinhas.

 

ladrilho-4

ladrilho-3

ladrilho-2

ladrilho-1
 

    Com diversas opções de configuração e combinação, com cores neutras ou mais fortes, os ladrilhos também são uma ótima opção de revestimento decorativo nas cozinhas.

 
Ladrilho-modelo-1 Ladrilho-modelo-2

Ladrilho-modelo-3 Ladrilho-modelo-4

Ladrilho-modelo-5 Ladrilho-modelo-6

    Porcelanatos amadeirados

 

    Para aqueles que gostam de um aspecto mais rústico porém super sofisticado, existem hoje os porcelanatos que imitam a madeira, em alguns caso inclusive imitando os veios e texturas e podem ser aplicados na parede também, além do chão ( o que já é uma ótima opção para fugir dos pisos cerâmicos e porcelanatos tradicionais).

porcelanato-madeira-4

porcelanato-madeira-1

porcelanato-madeira-2

porcelanato-madeira-3

 

    Pedras

 

    As pedras a que me refiro são os granitos, silestones, corian e afins. Esses materiais normalmente são aplicados, quase que por regra, nos tampos das bancadas de trabalho da cozinha pois podem ser molhados e limpam com facilidade. O mármore não é muito indicado por ser mais poroso e pode acabar manchando com a água, gordura, enfim, é um material lindo mas utilizado mais em escadas, revestimento de lareiras entre outros.

    Porém, além das bancadas de trabalho, as pedras podem também ser aplicadas nas paredes dando um toque sofisticado a mais nas cozinhas. Podem ser aplicadas em toda a área entre a bancada e os armários superiores, podem ser usadas como um rodapia alto ou podem ser aplicadas somente atrás da área do fogão e coifa.

Granito-parede-1

Granito-parede-2

Granito-parede-3

Granito-parede-4

Granito-parede-5

Granito-parede-6
 

    Adesivos

 

    E como eu prometi, aqui vão algumas alternativas para quem já tem a cozinha pronta porém com revestimentos simples e gostaria de deixar um pouco mais decorada sem gastar muito. São os adesivos tanto de pastilhas quanto de ladrilhos hidráulicos, que vão dar um toque especial com um gasto bem menor.

Posso garantir que fica bem bacana mesmo, pois fiz no meu lavabo, que tinha um revestimento tradicional e eu não tinha a menor intenção de fazer quebra quebra, então acabei aplicando os adesivos de ladrilhos em uma das paredes e ficou lindo!
 

    Vejam os vídeos abaixo de como aplicar estes adesivos e como já mudam a aparência da cozinha. Porém, claro, com uma durabilidade bem pequena se compararmos com o revestimento definitivo!
 

 

    Bom, essas são algumas alternativas para revestir e decorar cozinhas com muita elegância, sofisticação e bom gosto!

    Claro que existem muito mais tipos de revestimentos, mas se fôssemos colocar aqui seria um post extenso demais. Essas que mencionei são as alternativas mais comuns e que já são super interessantes e eficazes.

    Espero que tenham gostado!

    Beijos e até o próximo post!!!!

 
 

    Imagens: PortinariElianeAssim eu gostoDecorando casasPinterestDecor e salteadoComoreVilla PietraDoce ObraDekorartConstruindo um castelinhoPastilha ResinadaTecido adesivo flok

 
 

Sobre o autor

Profissional que procura atender aos clientes de forma qualificada e satisfatória garantindo que serão bem atendidos e que serão encontradas as melhores soluções para atender às suas necessidades melhorando sua qualidade de vida e sua auto-estima dentro do espaço em que vive ou trabalha.

Deixe uma resposta