Projeto 3D x Realidade

    Muitas dúvidas surgem na cabeça do cliente sobre a percepção do Projeto 3D x Realidade do projeto executado. Vou mostrar aqui um caso real de projeto que foi feito para um cliente mostrando os ambientes feitos em 3D para a aprovação do cliente e após isso as fotos dos mesmos ambientes.

    Porque surge a dúvida? Bem, muitos clientes acham que somente com o projeto em 3D não conseguirão ter a percepção real de como ficará o ambiente depois de executado e pronto. Mas sim, dá para ter essa percepção já que no ambiente 3D conseguimos representar tudo perfeitamente, inclusive materiais e móveis já existentes.

 

    O primeiro ambiente que mostrarei aqui é um escritório, onde os clientes precisavam de espaço para guardar várias caixas com materiais diversos e de tamanhos diferentes, era preciso de espaço para o computador com um gaveteiro e também um espaço para um teclado musical, precisavam de espaço para livros e no ambiente queriam colocar uma TV e um sofá cama, sendo necessário achar o local mais adequado para os dois. Queriam uma cor um pouco mais escura que desse um aspecto mais sério ao ambiente, fugindo dos tons muito claros. A ideia era ter o maior aproveitamento de espaço deixando o ambiente bonito. A diferença entre este projeto 3D e o real está apenas na cor, já que na hora da execução foi mudada a cor da madeira que seria usada.

    No ambiente foi feita uma bancada inteira para colocar lado a lado o espaço para o computador com gaveteiro e o teclado, utilizando uma prateleira com corrediça para ele. Para as caixas a solução foi fazer um armário estilo guarda-roupa em L com prateleiras e alturas entre elas de acordo com as caixas existentes. Para os livros, foram feitos nichos soltos na parede para não “fechar” tanto o ambiente, nos nichos maiores, foi optado por colocar prateleiras de vidro e assim dar mais leveza à eles. A TV foi centralizada entre os nichos maiores para ficar de frente ao sofá-cama que ficaria na parede oposta.

 Guarda-roupa em L - Projeto 3D
Guarda-roupa em L – Projeto 3D

Guarda-Roupa em L - Projeto Executado
Guarda-Roupa em L – Projeto Executado

Computador e Gaveteiro - Projeto 3D
Computador e Gaveteiro – Projeto 3D

Computador e Gaveteiro - Projeto Executado
Computador e Gaveteiro – Projeto Executado

 

    Inclusive o sofá foi comprado como estava no projeto.

Sofá-Cama
Sofá-Cama

 

    Para decorar e não deixar a entrada do escritório direto na lateral do armário, foi feito um nicho decorativo com espelho e prateleiras de vidro, isso permitiu que a entrada ficasse mais bonita e com a sensação de que o espaço de passagem fosse maior.

Nicho de entrada - Projeto 3D
Nicho de entrada – Projeto 3D

Nicho de entrada - Projeto Executado
Nicho de entrada – Projeto Executado

 

    O segundo ambiente é uma lavanderia, onde antes não havia nenhum móvel no ambiente e os clientes queriam espaço para guardar produtos de limpeza, panos, vassouras e outras coisas além de um lugar para colocar roupas sujas e queriam uma porta de correr para fechar este ambiente, tanto no acesso ao depósito quanto na entrada do mesmo, porém de uma forma que não perdesse totalmente a luminosidade entre a cozinha e lavanderia. Queriam que a lavanderia ficasse bonita já que sua entrada fica de frente para a cozinha.

 

    Foi feito um tanque embutido para ter mais espaço de mobiliário com uma tulha em madeira para as roupas sujas dentro do módulo ao lado e um móvel de canto reto com prateleira. Os armários superiores foram feitos para se ganhar espaço e o armário alto/vassoureiro foi feito com divisão para vassouras e prateleiras. Para fechar o acesso ao depósito foi feita uma porta de correr que corre por trás do vassoureiro e outra porta de correr para entrada da lavanderia, esta, com detalhes em vidro jateado para que não fosse bloqueada totalmente a luminosidade. A diferença entre a imagem 3D e as fotos é que no projeto não havia sido feita a porta de entrada com vidro e na hora da execução a cliente optou por fazer uma cantoneira de prateleiras na lateral do armário alto.

Lavanderia - Projeto 3D
Lavanderia – Projeto 3D

Lavanderia - Projeto 3D
Lavanderia – Projeto 3D

Lavanderia - Projeto Executado
Lavanderia – Projeto Executado

 

   O terceiro ambiente é um banheiro0, onde queriam gavetas para as coisas mais miúdas e portas para as maiores. Foi feito um móvel com duas portas e uma gaveta larga embaixo delas e um gaveteiro estreito ao lado.

Banheiro - Projeto 3D
Banheiro – Projeto 3D

Banheiro - Projeto Executado
Banheiro – Projeto Executado

 

    Enfim, claro que o projeto 3D não é 100% realidade, algumas coisas mudam, mas para entendimento do projeto e visualização de como o ambiente ficará ele é a ferramenta mais adequada. Por isso todos os clientes podem ficar tranquilos neste ponto, pois com o projeto terão a certeza de que o que querem fazer na sua casa realmente ficará bom ou se terão que mudar suas ideias.

    Contratar um profissional para fazer este projeto não é luxo, mas sim uma ferramenta para não se arrepender depois que tudo já estiver pronto!

 

    Espero que tenham gostado!

 
 

Compartilhe

11 comentários em “Projeto 3D x Realidade”

  1. Olá Jaque, muitas vezes acabamos ficando presos aos ítems de decoração como objetos, cadeiras, mesas, principalmente sofás encontrados no sketch. Gostaria de saber outras alternativas para fugir dessas mesmices em projetos, que dica vc indica?

    1. Bom dia Marcia
      Você está se referindo às “mesmices” em utilizar os itens de decoração do sketchup?
      Não sei se entendi direito, mas como trabalho com o promob arch, a diversidade de itens de decoração que tenho é até grande e estes itens variam de programa para programa. Quando trabalhamos com ferramentas 3D temos uma certa “restrição” com relação à decoração, ficamos um pouco presos aos itens existentes no programa, então é difícil lhe dar outras alternativas. Existem blocos 3D possíveis de serem baixados para uso nos programas, mas é necessário procurar os específicos para o que você usa.
      Não sei se era isso que você perguntou, mas se for, procure por blocos 3D na extensão de arquivo referente ao programa que usa, talvez ache mais opções.
      Abraços

  2. Bom dia!
    Eu trabalho atualmente com maquete eletrônica e sempre foi minha paixão desde quando iniciei o curso Técnico em Edificações em 1995. Sou Arquiteta e Urbanista e a cada ano eu procuro me aperfeiçoar no assunto. É essencial ter a Maquete Eletrônica, além de outros ítens da Arquitetura de Interiores, para trazer aos olhos do cliente aquilo que ele sonha em construir ou decorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *