O uso das cores na decoração

O uso das cores na decoração

14
O uso das cores na decoração

    O meu primeiro post com dica de design de interiores é sobre uma coisa fundamental para deixar um ambiente bonito e agradável: as cores que são usadas.

  É claro que tudo depende do seu gosto, porém, não podemos deixar que o gosto por determinada(s) cor(es) não transforme o ambiente num lugar “brega” ou “exagerado”.

 

    Como combinar as cores? Bem, existe um meio muito fácil e que pode dar o auxílio mais correto para você não errar na escolha delas. Chamamos este “recurso” de disco ou círculo cromático, fácil de ser acessado pela internet por exemplo através deste link: Círculo Cromático e inclusive você pode comprar um em papelarias, um disco de papel mesmo, onde você pode ver todas as cores e saber quais se combinam!

Circulo cromático
Circulo cromático

    Veja como usar este círculo de cores

     Ele é dividido em 3 categorias: 

Cores primárias, secundárias e terciárias
Cores primárias, secundárias e terciárias

    –  Cores primárias: vermelho, azul, amarelo

    – Cores secundárias: cores obtidas da mistura de duas cores primárias (o verde é a mistura das cores azul e amarelo, o laranja das cores vermelho e amarelo e o roxo das cores vermelho e azul).

    – Cores terciárias: Cores obtidas da mistura de cores primárias e secundárias (o verde-limão é a mistura do verde e do amarelo, o turquesa entre o azul e o verde, e outras cores sem nomes definidos que são derivados desta mistura).

    É dividido em 6 tipos de combinações:

Combinações-Harmonias
Combinações-Harmonias

    – Cores monocromáticas: são os vários tons de uma mesma cor.

   – Cores análogas: cores que estão entre as cores primárias, como por exemplo, o vermelho-violeta, o violeta e o violeta-azul que estão entre o azul e o vermelho, são cores que pertencem à mesma família, mas apesar disso também precisam ser combinadas de forma cuidadosa.

    – Cores complementares: são as cores que, no disco, encontram-se de lados opostos – caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. Isso não quer dizer que não combinam, mas devem ser usadas com cautela.

    – Cores complementares duplas: Combinação entre dois tons complementares entre si. A harmonia mais difícil de se trabalhar, deve-se optar por essa combinação em casos muito específicos.

     – Cores complementares divididas: Combinação entre uma cor e as duas cores vizinhas à sua cor complementar. Cores que não se combinam tanto como as outras harmonias.

    – Cores tríades: Combinação entre três cores eqüidistantes do círculo, exemplo: azul, amarelo e vermelho. Também deve-se ser usada com cautela.

    Essas harmonias são os pontos principais em que você irá se prender para decorar um ambiente. Lembre-se sempre de usar uma cor mais neutra como o branco para não deixar o local muito colorido.

     Exemplos de decoração com essas combinações:

MONOCROMÁTICA

Amarelo monocromático
Amarelo monocromático – Decortop
Verde monocromático
Verde monocromático – Decortop

ANÁLOGA

Combinação análoga - cores entre amarelo e vermelho
Combinação análoga – cores entre amarelo e vermelho – Minha Casa Minha Cara
Combinação análoga - cores entre o amarelo e o azul
Combinação análoga – cores entre o amarelo e o azul – Espacio Hogar

COMPLEMENTAR

Complementar - vermelho e verde
Complementar – vermelho e verde – Espacio Hogar
Complementar - amarelo e roxo
Complementar – amarelo e roxo – Casa.Abril

COMPLEMENTAR DUPLA

Complementar dupla - verde, azul, vermelho e laranja
Complementar dupla – verde, azul, vermelho e laranja – Decorando Com Classe

COMPLEMENTAR DIVIDIDA

Complementar dividida - verde-limão, verde-azulado e vermelho
Complementar dividida – verde-limão, verde-azulado e vermelho – Decorando Com Classe
Complementar dividida - laranja, verde e azul
Complementar dividida – laranja, verde e azul – Casa da Id&ia

 

TRÍADE

Combinação tríade - azul, vermelho e amarelo

    Bom pessoal, acho que assim fica um pouquinho mais fácil saber como combinar as cores na hora de mudar algum ambiente da sua casa!

    Lembrem-se: qualquer dúvida é só entrar em contato comigo por e-mail através do site ou pelos telefones da página de Contato.

     Acessem também a página da Suvinil e vejam algumas tendências de cores. Vale a pena!  Tendências 2011 – Suvinil

Até a próxima terça-feira, não percam mais uma dica de design de interiores!

 

Sobre o autor

Profissional que procura atender aos clientes de forma qualificada e satisfatória garantindo que serão bem atendidos e que serão encontradas as melhores soluções para atender às suas necessidades melhorando sua qualidade de vida e sua auto-estima dentro do espaço em que vive ou trabalha.

Comentários (14):

  1. Adorei assuas dicas de decoraçao, gostaria que voce estivesse aqui para me ajudar na decoração da minha casa.

    • Olá Paula
      Que bom que gostou das dicas do blog. Com relação à decoração de sua casa, se você precisar, posso sanar algumas dúvidas que tenha através do contato do site e blog.
      Obrigada pelo contato, seus comentários aqui no blog são sempre muito bem vindos!
      Abraços

  2. Boa noite! Jaque, você poderia tirar duas duvidas minha, com relação a banheiro.
    tenho um banheiro com pastilhas de vidro vermelha e azulejos brancos, e outro banheiro com pastilhas de vidro com cores intercaladas preta branco e cinza, a minha duvida é!!!! posso estar colocando a pedra de marmore carrara com a cuba sobreposta branca ou é melhor usar o marmore todo branco? Por favor, me ajuda estou confusa. Obrigada

    • Olá Tania.
      Obrigada pelo contato!
      Respondendo à sua pergunta, pode usar sim o carrara, ele combina muito com quase todas as cores e como os seus banheiros tem azulejos brancos ele vai ficar ótimo! O mármore todo branco com cuba branca pode fazer uma mistura dos dois sem dar destaque à nenhum nem outro! A Cuba sobreposta é algo que chama a atenção e dá personalidade ao banheiro mas se colocada no mármore branco pode perder sua identidade por ficar “apagada” nele.
      Espero ter ajudado! Sempre que precisar estarei à disposição!

  3. Estou curtindo muito suas dicas, e gostaria que voce me ajudasse na escolha dos móveis da minha sala, estou pintando 3 paredes de marfim 1parede grande de chocolate com textura, nessa eu pretendo fazer um móvel sob medida para a tv e uma lareira eletrica, mas não sei qual a cor do mdf escolher, já que o tom da parede é escuro e a moldura da tv costuma ser preta.

    Quanto aos estofados pretendo comprar nos tons de bege e chocolate, intercalando as estampas entre eles, oquê voce acha?

    • Bom dia Helen
      Obrigada por entrar em contato e fico feliz que esteja gostando das dicas!
      Quanto ao móvel para sua sala, sugiro algumas opções de MDF: o Fresno claro, o Carvalho ou o Lipari Champagne da Masisa, os 3 têm o fundo puxando para o bege com rajados em marrom, no Lipari um pouco mais claro e combinariam perfeitamente com o marfim e o chocolate das paredes!
      Quanto ao sofá, se quer estampas, sugiro que o sofá em si seja todo numa cor só em algum tom de bege e coloque almofadinhas com tecido estampado marrom. Será muito mais prático, já que se um dia enjoar da estampa pode trocar somente as capas das almofadas e se a estampa estiver no sofá será mais complicado pois terá que mandar reformá-lo.

      Espero ter ajudado!
      Abraços

  4. Querida estou redecorando minha casa e gostaria de saber se posso colocar moveis amarelos na sala de estar e vermelhos na de jantar?

    • Boa tarde Rita
      Se os ambientes são integrados deve-se cuidar com o uso das duas cores, deve-se colocar apenas algum toque das cores nos ambientes pois se usar muitos móveis amarelos em um e vermelhos em outro será muita informação diferente misturada. Porém se os ambientes são separados não há problema pois um ambiente não interfere na decoração do outro.

  5. Olá, boa tarde! Sou estudante de Arquitetura e estou fazendo um trabalho sobre interiores baseados no círculo cromático. Você saberia me dizer o nome dos designes que desenvolveram esses interiores? Ou me indicar algum que trabalha com o círculo? Obrigada

    • Oi Camila, primeiramente obrigada pelo contato, mas infelizmente não tenho as respostas que você precisa.
      Espero que você consiga encontrar.
      Boa sorte.

  6. Jackeline, estou gostando de ler suas dicas, ainda mais agora q; estou começando a ajeitar o apartamento para meu casamento.
    Estou com uma dúvida, espero q possa me ajudar.
    As paredes da minha sala são da cor “palha”, o sofá é um marron “amendoa”, na parede onde bate o sol temos canjiquinhas, qual é a melhor cor de cortinas neste caso? Não curtimos cores fortes, mas tbm temo em deixar o ambiente sem vida.

    • Olá Evelin
      Obrigada pelo contato.
      O ideal é que a cortina seja neutra. Coloque as cortinas com forro branco e o tecido de frente bege escuro ou marrom e coloque vida em cores nas almofadas do sofá e talvez no tapete.
      Assim o ambiente não ficará sem vida!

  7. Oi Jaqueline boa tarde adorei seu blog mas não entendi bem como combinar as cores tenho um sofá castor e um sofá e tapete preto com reck mogno com detalhes pretos gostaria de colocar almofadas para colocar uma cor no biente que ficou morto que cor combinar com esses tons

    • Soraia
      Infelizmente fica difícil opinar em casos específicos como o seu já que a combinação varia de acordo com o contexto geral do ambiente. As dicas do post são genéricas para que se adaptem à todos, mas casos específicos devem ser analisados com mais calma e conhecendo pessoalmente, vendo realmente o ambiente. Para isto então existe o serviço de consultoria. Caso tenha interesse ficarei feliz em lhe passar um orçamento!

Deixe uma resposta