Decoração de Home Office

Decoração de Home Office

1
Decoração de Home Office

    O post de hoje vai falar sobre a decoração de home office, mostrando opções de aproveitamento de espaço. Uma sugestão de dica dada pelo Davi Antonio Mulek para as dicas de terça sobre decoração de interiores.

    Hoje em dia ter um escritório em casa, ou falando mais tecnicamente, um home office é muito comum para a maioria das pessoas. Este espaço normalmente é usado para simplesmente guardar materiais de papelaria, documentos e ter um computador ou então para aqueles que costumam levar trabalho para casa, estudar, ganhar um dinheirinho extra trabalhando fora do horário ou para aqueles que como eu, acabaram optando por definitivamente trabalhar em casa. Para todos esses casos é realmente necessário ter um local apropriado com um mínimo de conforto e funcionalidade. Mas muitas vezes as pessoas não dispõe de um ambiente grande para isso e em muitos casos não têm um ambiente exclusivo para montar seu home office.

 

    Pois então aqui vão algumas dicas de onde fazer e como aproveitar os espaços destinados ao seu escritório em casa e deixá-lo prático, funcional e também esteticamente agradável.

    As primeiras coisas que você têm que levar em consideração são a função deste escritório e quais são as suas reais necessidades em relação a ele, por exemplo, quais atividades serão realizadas ali, o que será realmente guardado neste local e quantas pessoas utilizarão este ambiente assim saberá se precisará colocar uma ou duas cadeiras, gavetas arquivo, local para livros entre outras necessidades.

escritorio-mesa-para-computador-e-painel-para-tv

Para aqueles que não têm um ambiente exclusivo para o home office, podem encontrar um cantinho seja em um corredor, um nicho na parede ou em baixo de uma escada.

Para todas estas opções você deverá ser uma pessoa muito organizada, pois por serem locais expostos e de passagem e circulação de pessoas, a mesa deverá estar sempre organizada e de preferência tenha armários fechados para guardar os seus materiais sempre que não estiverem em uso. Você deve transformar esses locais em ambientes agradáveis e decorados, para não poluírem o visual de onde estarão inseridos. Aposte em prateleiras e nichos para dispor livros de maneira organizada pois por serem espaços abertos dão mais leveza ao ambiente e ainda possibilitam a colocação de objetos decorativos junto com os livros.


     Coloque também algumas gavetas, elas são sempre bem vindas para materiais de escritório como canetas, blocos, etc. Também sempre tenha armários fechados para guardar a bagunça diária da mesa e também para guardar documentos, papelada em geral. Porém esses armários fechados devem ser pensados de forma que não fiquem muito carregados, armários pequenos com portas basculantes são uma ótima opção pois sendo menores ficam mais leves aparentemente e a horizontalidade das portas basculantes dão a sensação de amplitude na largura do local. Decore este espaço com objetos decorativos, quadros, papel de parede, acessórios de escritório como porta canetas com design bacana, enfim, deixe exposto tudo aquilo que pode ser funcional para o uso no dia a dia mas que ajude a decorar este espaço, assim você não precisará ficar com vergonha da bagunça cada vez que receber uma visita. Uma cadeira com um design bem legal também dará um toque muito especial!

home-office-corredor1

Home office no corredor entre ambientes. Clean e decorado!

 

    Se tiver um nicho na parede pode montar seu mini escritório dentro dele e instalar portas, assim, quando não estiver em uso, seu home office ficará escondido e assim você não precisa se preocupar com a bagunça! Veja o exemplo na imagem abaixo.

home-office-armário

Escritório em nicho fechado com portas

home-office-nicho-corredor

Um nicho na parede do corredor pode ser o espaço ideal para um home office!

home-office-corredor2

Mais uma opção de como pode ser um home office em um nicho do corredor de passagem

 

    Os espaços em baixo das escadas normalmente são perdidos e então podem virar um home office. Nesse caso não permitem armários e nichos superiores mas você pode apostar em balcões e nichos na parte inferior da bancada aproveitando o máximo de espaço possível!

home-office-embaixo-escada

Home office em baixo da escada

 

    Qualquer cantinho ou parede vazia pode virar um home office, mesmo que integrado à outro ambiente da casa, basta usar a criatividade!

home-office-integrado-outro-ambiente

Home office em parede vazia integrado à outro ambiente

 

    Gavetões são muito úteis em um escritório, já que podem ser preparados para receber pastas suspensas onde pode-se guardar documentos diversos de forma organizada ou então gavetas altas para abrigar pastas de vários tamanhos. Portas de correr também são bem bacanas em armários no home office, pois são mais bonitas e ocupam menos espaço.

home-office-sala-tv

Home office e sala de TV no mesmo ambiente

 

    Em uma única parede é possível fazer um lindo home office com muito espaço. Pode optar por gaveteiros soltos com rodízios, como na imagem abaixo, que podem ser transportados para qualquer lugar e servir de apoio para o escritório. Como eu já mencionei, nichos e portas basculantes horizontais ampliam a largura do ambiente.

home-office-parede-única

Home office em uma única parede

    Se preferir ter uma mesa de trabalho separada dos balcões pode fazer uma parede cheia de armários, do chão ao teto e colocar sua mesa solta apenas para o computador.

home-office-armários-fechados

Home office com armários fechados

escritorio-em-casa3

Home office delicado com mesa sobreposta aos armários

 

    Nichos diversos e de vários tamanhos são uma boa aposta, como já mencionei, pois dão uma sensação de mais espaço e ainda ficam decorativos. Coloque nichos até o teto em tamanhos e formas diferentes e isso dará mais dinâmica ao escritório.

home-office-nichos

Home office com nichos até o teto

 

    Se o seu espaço é pequeno não tenha medo de ocupar todo os espaço disponível com armários. Intercale portas, prateleiras e nichos para não ficar pesado demais e assim, do chão ao teto e em todo o espaço você terá lugar para colocar tudo o que precisa!

contemporary-home-office

Escritório pequeno com grande aproveitamento de espaço

 

    Se quiser um ambiente mais amplo, sem muitos armários porém com um bom espaço interno, coloque um único armário inteiro alto até o teto e então no restante do ambiente pode colocar poucos armários, algumas prateleiras lineares abertas e apenas um gaveteiro ou mais uma porta. Assim não ficará um espaço muito cheio de móveis mas terá um armário onde poderá guardar uma boa quantidade de materiais.

home-office-amplo

Home office com poucos armários mas um bom espaço interno

 

    Mesmo que você tenha um ambiente bem estreito é possível montar seu escritório de forma aconchegante. Basta não preencher de móveis as duas paredes uma em frente à outra. Procure colocar armários e nichos superiores em apenas uma parede, pode até fazer um móvel tipo estante do chão ao teto de um lado e do outro apenas uma bancada para computador e bancada com armários em baixo, como gavetas estreitas e gavetões.

Home-office-estreito

Home office em um ambiente estreito

 

    Uma boa iluminação também é necessária para melhorar o espaço do seu escritório, então além da iluminação principal no teto pode colocar iluminação sobre a mesa de trabalho.

escritório-pendentes-sobre-bancada

Escritório com pendentes de luz sobre a bancada de trabalho

 

    No caso abaixo, um escritório com uma estante mais ousada, com nichos em formas irregulares vermelhos de um lado e balcão com nichos do outro. Mesa de trabalho em madeira escura e vidro sobreposta ao balcão. Um espaço bom porém não muito grande se transforma num belo home office com bastante espaço interno e nada poluído visualmente!

home-office-moderno

Home office moderno com diferentes cores e luminária sobre a mesa de trabalho

 

    Enfim, com todas essas imagens é possível ter algumas ideias de como aproveitar bem os espaços para fazer o seu home office, que, além de ser um cantinho de trabalho pode ser muito bem decorado e ser uma área gostosa da casa!

 

    Espero que tenham gostado!

 

    Ah… Se você tiver ou fizer seu home office em casa e quiser mostrar como conseguiu aproveitar o espaço da melhor maneira, pode me mandar um e-mail com as fotos e eu faço questão de divulgar para que todos vejam novas e boas soluções. Assim você também pode ajudar outras pessoas a resolverem seus problemas com esse ambiente da casa!

    Pode mandar o e-mail para: contato@jaquelineribeiro.com.br

 
Muito obrigada ao Davi pela sugestão e contribuição para mais este post no blog!
 
Gostaram do post? Então deixem seu comentário aqui, será um prazer saber a opinião de vocês!

 

 
 Imagens: Jung² Design de Interiores, Decorpad, Rejanemabba, BBel, Estadão, O Gestor Imobiliário, Achados de Decoração, Arte e Design
 
 

Sobre o autor

Profissional que procura atender aos clientes de forma qualificada e satisfatória garantindo que serão bem atendidos e que serão encontradas as melhores soluções para atender às suas necessidades melhorando sua qualidade de vida e sua auto-estima dentro do espaço em que vive ou trabalha.

Comentários (1):

  1. olá Jaqueline

    realmente está chovendo um pouco.

    quero dizer que visitei seu site e agora sua pagina e adorei seus designers.
    me coloco a disposição se puder ajudar em mais idéias para promover seu trabalho.

    te vejo no meu site

Deixe uma resposta